Consevitis-RS passa a reunir Sindivinho RS e fortalece sua representatividade no setor vitivinícola
Instituto passa a contar com cinco entidades, de forma a alinhar ainda mais produção, cooperativismo e indústria
Publicado em
Em um movimento que significa um avanço no fortalecimento institucional e na ampliação da sua representatividade, neste começo de 2026, o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) passa a contar também com o Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho RS).
Com a adesão, o Consevitis-RS passa a reunir cinco entidades, incorporando de forma mais estruturada a indústria ao lado dos produtores, cooperativas e associações já representadas, sendo elas: Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU), Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi) e a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).
Conforme o diretor-executivo do Consevitis-RS, Eduardo Piaia, o alinhamento entre produção, cooperativismo e indústria é um sinal de amadurecimento do setor. “Com a entrada do Sindivinho RS, o setor vitivinícola fica ainda mais forte, trazendo mais participação e relevância para a definição das pautas e a construção do desenvolvimento da vitivinicultura gaúcha”, destaca.
Para Piaia, é preciso estar cada vez mais preparado para fazer frente aos desafios atuais, de forma a buscar a valorização, a competitividade e o crescimento deste tão importante setor para o estado. “A nova composição fortalece o Consevitis-RS ao ampliar a representatividade e a participação na construção das prioridades setoriais, mantendo a paridade entre os três pilares do setor: produtores de uvas, indústrias vinícolas e cooperativas vitivinícolas”, afirma.
Fundado em 1948, o Sindivinho RS é uma entidade sindical patronal, que possui como objetivo estudar, coordenar, proteger e representar legalmente a categoria econômica das indústrias de vinhos e derivados. Atualmente, defende o interesse de mais de 400 vinícolas gaúchas. De acordo com o presidente do Sindivinho RS, José Virgilio Venturini (Vinícola Goes e Venturini Ltda.), a adesão do sindicato ao Consevitis-RS representa um passo importante no fortalecimento da atuação conjunta do setor vitivinícola gaúcho.
“O Instituto é um espaço essencial de construção coletiva, que busca objetivos comuns para o desenvolvimento da cadeia produtiva. A participação do Sindivinho RS amplia a representatividade da indústria vinícola e possibilita uma contribuição ativa nas discussões e decisões estratégicas, colaborando para o alinhamento institucional do setor e para a definição de políticas e ações que impactam todo o ambiente produtivo da uva e do vinho”, aponta Venturini.
Segundo o presidente, o sindicato poderá contribuir com uma visão estratégica voltada à realidade do mercado, à inovação e à sustentabilidade do setor. “O Sindivinho RS poderá levar ao Conselho a experiência direta das vinícolas, especialmente no que diz respeito a desafios regulatórios, tributários, produtivos e de promoção. Nosso papel será colaborar na construção de planos de trabalho eficientes, apoiar a correta aplicação dos recursos do Fundovitis e fortalecer ações que ampliem o consumo, a competitividade e a imagem da vitivinicultura gaúcha, sempre em sintonia com os demais elos da cadeia”, conclui Venturini.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Diego Adami | Sublinha! Comunicação
[email protected] | (54) 98111.6007