Projeto Imagem conclui seis primeiras edições com visitas a mais de 70 iniciativas vitivinícolas pelo Brasil
Publicado em
A Serra Fluminense marcou o encerramento das seis primeiras edições do Projeto Imagem, levando convidados a vivenciar de perto a riqueza e a diversidade da vitivinicultura brasileira. Entre janeiro e agosto de 2025, os convidados percorreram regiões consolidadas e novas fronteiras do vinho nacional, passando também pela Serra Gaúcha (RS), Bituruna (PR), São Roque (SP), Vale do São Francisco (PE e BA) e Cerrado Mineiro (MG).
Ao todo, 42 profissionais, entre jornalistas, criadores de conteúdos, sommeliers e pesquisadores, participaram das experiências, como visitas guiadas por vinícolas e vinhedos, colheita e pisa de uva, jantares e almoços harmonizados, roteiros por lugares históricos, passeios de barco e de trator, entre outros, em mais de 70 iniciativas vitivinícolas em mais de 20 municípios. Uma última edição está prevista para ocorrer na Campanha Gaúcha, encerrando este ciclo de ações.
Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira
O Projeto Imagem integra o convênio “Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira”, firmado entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional. O objetivo central é ampliar o consumo per capita de vinhos e espumantes nacionais, evidenciando a qualidade e promovendo a valorização desses produtos no mercado interno.
Além de promover o vinho brasileiro junto a formadores de opinião e potenciais multiplicadores, o projeto busca fortalecer toda a cadeia produtiva, que envolve desde microempreendedores individuais (MEI) até vinícolas de médio e grande porte, passando por produtores de uva, agentes comerciais e especialistas do setor.
As ações estão concentradas em sete estados prioritários – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco – e abrangem regiões vitivinícolas e enoturísticas estratégicas do país. O convênio contempla também iniciativas voltadas à qualificação de produtores, estímulo à formalização de negócios, pesquisas de inteligência de mercado e campanhas promocionais, consolidando uma agenda de fortalecimento da vitivinicultura nacional.
“Nessa jornada sensorial e cultural visamos promover e valorizar os vinhos brasileiros, experiências e histórias, fortalecer o enoturismo, contribuir para disseminar a cultura do setor, ressaltar as potencialidades e singularidades de cada região. Esse projeto é muito importante, pois é uma forma de aproximar não só os jornalistas e formadores de opinião com os produtores e as regiões, mas especialmente divulgar com credibilidade a pujança do setor vitivinícola nacional para o público em geral”, avalia a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel.
“O Projeto Imagem fortalece a vitivinicultura nacional ao ampliar o consumo per capita e valorizar a qualidade dos vinhos brasileiros. A iniciativa também orienta pequenos produtores e vinícolas na tomada de decisões, impulsionando o empreendedorismo, a formalização dos negócios e a competitividade da cadeia produtiva”, destaca a analista da Unidade de Competitividade, Núcleo de Agronegócios do Sebrae Nacional, Carmen Sousa.
Na página do Vinho Brasileiro no YouTube é possível assistir a vídeos de cada uma das edições do Projeto Imagem.
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Diego Adami | Sublinha! Comunicação
[email protected] | (54) 98111.6007
Imagens: Siderlei Ditadi